O termo fibra óptica já é muito comum em nosso dia a dia, principalmente quando falamos de tecnologias de comunicação, velocidade de transmissão e qualidade de dados. Mas, você sabia que a fibra óptica também é utilizada em sistemas de segurança?
Com uma tecnologia pioneira, o sistema permite detectar vibrações incomuns e disparar alertas para o sistema de segurança, gerando a oportunidade de identificação de ações suspeitas já nas primeiras camadas de segurança (perímetro).
Mas como o sistema funciona?
Através de hardware desenvolvidos especialmente para esta finalidade, é possível captar vibrações utilizando como meio os cabos de fibra óptica. Estas vibrações são analisadas pelo software de segurança e através de parâmetros pré-definidos, geram alertas para central de monitoramento.
Onde se aplica?

Em Solo: Quando aplicada no solo, a tecnologia permitirá a detecção de vibrações de passos, pulos, corridas e veículos, por exemplo. Além disso, pode detectar também escavações/perfurações. Neste caso, mesmo a tentativa de rompimento do sistema irá gerar vibrações.

Em telas e cercas: esta aplicação utiliza a extensão da cerca/tela como suporte para instalação do cabo de fibra óptica e poderá detectar tentativas de cortes ou pulos, quando o invasor se apoiar na estrutura.

Em muros: similar às cercas, utiliza a extensão da estrutura para passagem do cabo. Aqui, porém, será possível detectar tentativas de quebra ou mesmo a tombagem do muro.

Em alvenaria: diferente dos outros cenários, a alvenaria de modo geral, pode ser classificada como paredes, casas, prédios ou áreas segregadas como salas de cofre, por exemplo.
Integração da fibra óptica com outras tecnologias
Além da integração com sistemas de segurança para geração de alertas, é possível integrar a tecnologia ao CFTV do ambiente, permitindo que a câmera mais próxima seja destacada em caso de violação de uma zona, possibilitando ao operador a análise do motivo do alerta, para aplicação do protocolo de segurança.
Quer saber mais sobre esta tecnologia?