Infelizmente, uma realidade que vem se tornando cada vez mais comum em nossa região, são as intrusões em canteiros de obras com o objetivo de realizar furtos de cabos de energia, materiais de cobre e até mesmo ferramentas de trabalho. Essa ação geralmente ocorre devido à presença de itens com valor agregado que se tornam atrativos pela facilidade de comercialização no mercado clandestino.
Mas, diante do cenário das obras, quais protocolos de segurança podem ser aplicados para mitigar estes riscos? Confira algumas dicas de nosso time de especialistas:
- A aplicação de tapumes em torno de todo o perímetro da obra pode ser um importante fator para delimitar sua área e dificultar o acesso. Além disso, podem ser aplicados itens adicionais à segurança, como concertinas, lanças cortantes ou grades.
- Instalação de um sistema de alarme monitorado, com aplicação de sensores IVA no perímetro, sensores IVP nas áreas internas, sensores magnéticos em portas, portões ou janelas.
- Adição de câmeras de segurança em um sistema de CFTV monitorado.
- Criação de cercas virtuais ou delimitação de áreas com Inteligência Artificial para detecção de pessoas, veículos ou animais.
- Inclusão de vigilância humana, com monitoramento local e rondas gerenciáveis.
- Sempre que possível, aplicação de controle de acesso para gestão do fluxo de pessoas e veículos.
- Além disso, dois fatores que contribuem significativamente para a gestão de segurança em obras são o comportamento dos usuários e a elaboração de um protocolo de segurança.
Quer saber mais sobre a gestão de segurança em obras?