Um desafio, muitas soluções.
Um dos principais desafios para os protocolos de segurança de condomínios e empresas é realizar o controle de acesso efetivo de pessoas, sejam elas visitantes, condôminos, colaboradores ou prestadores de serviço.
Muitas vezes, o fluxo é intenso e as necessidades são diversas. Além disso, existem fatores como infraestrutura do local e a dificuldade de constância no protocolo por parte dos usuários.
Do ponto de vista tecnológico, existem diversas ferramentas que podem contribuir para implantação, mensuração e análise de um controle de acesso funcional e efetivo. Confira 5 opções que separamos para você:
Tag de Acesso
Este formato é muito comum em condomínios residenciais pois permite uma leitura rápida e fácil acesso. Há porém, o dificultador da identificação do usuário, visto que pode ser compartilhada e até copiada. Mas, pode ser uma alternativa interessante para áreas de fluxo comum.
Leitura Facial
Muito utilizada no controle de acesso de usuários recorrentes, como condôminos e colaboradores fixos. Sua vantagem é que dispensa a necessidade do usuário carregar algum tipo de dispositivo.
Leitura Biométrica
Assim como na leitura facial, a grande vantagem é precisar apenas do usuário, sem carregar nenhum dispositivo.
Aplicativo Embrasp
Com o App Embrasp é possível gerar links de convite para usuários externos. Neste caso, quando chegar ao local o visitante acessa o link e poderá realizar a abertura da porta ou portão, sem a necessidade de intervenção de outra pessoa.
Todo este procedimento fica registrado via sistema.
Sistema de Registro de Acesso
Nas ocasiões de visitantes ou prestadores de serviços pontuais, pode ser realizado o registro por meio de sistema de controle de acesso. Esta intervenção acaba sendo manual, necessitando da intervenção humana. Porém, pode manter os mesmos campos de preenchimento de outros formatos, incluindo dados cadastrais, foto, horário de entrada e saída.