Controle de acesso de veículos em seu condomínio. Qual o melhor formato?

Os sistemas de controle veicular de abertura de portão utilizam tecnologias variadas para permitir a abertura e o fechamento dos portões sem a necessidade de intervenção de terceiros. Aqui estão algumas das tecnologias mais comuns:

Controle Remoto: O método mais tradicional, em que um dispositivo portátil (o controle remoto) envia um sinal para o receptor instalado no portão, acionando sua abertura. Neste caso, é possível configurar o acionamento do botão de pânico, para uso em momentos de coação.

Sistema de Identificação por Radiofrequência (RFID): Utiliza etiquetas RFID que, ao serem detectadas por um leitor instalado próximo ao portão, permitem a sua abertura. Este sistema tem como principal característica a liberação de acesso ágil, sem a necessidade de cliques ou busca do dispositivo, sendo recomendável para locais de grande fluxo.

Reconhecimento de placas de veículos (LPR): Ocorre através das câmeras de segurança que realiza a leitura da placa do veículo, confronta com os dados do software de controle de acesso e então realiza a liberação ou restrição do veículo

 

 

Além disso, é possível configurar a abertura para ser realizada por meio de aplicativo, permitindo assim o acesso de visitantes ou moradores diretamente pelo celular.

 

Para condomínios residenciais ou empresariais, a Embrasp oferece ainda a opção de portaria remota, sendo possível realizar o atendimento por meio da Central de Operações da Embrasp (COE). Posteriormente, a COE contata o condômino responsável, solicita a liberação e concede ao visitante autorizado. Toda esta interação acontece via interfone.

 

Outra possibilidade é o uso de Portaria Autônoma. Neste caso, o próprio condômino recebe o contato através do aplicativo e/ou interfone, faz a triagem e decide sobre a liberação de acesso ou não. Aplicável para recebimento de visitantes ou encomendas. De acordo com o regimento interno do seu condomínio.

 

 

Vantagens da implantação destes sistemas

1. Segurança: A principal vantagem é elevar o nível da segurança do patrimônio. Esses sistemas reduzem a necessidade de intervenção humana e ainda possibilitam o registro de todos os acessos.

2. Controle de Acesso: Facilita o controle de quem entra e sai, especialmente em condomínios e empresas, onde é necessário monitorar o fluxo de veículos.

3. Valor Imobiliário: Sistemas modernos de segurança agregam valor ao imóvel, sendo um diferencial atrativo para futuros compradores ou locatários.

Dicas para Escolher o Melhor Sistema

      1. Segurança: é preciso ter ciência que alguns formatos não são tão cômodos quanto outros, mas é preciso colocar a segurança como fator essencial para escolha.

      1. Necessidades Específicas: Avalie as necessidades específicas do seu imóvel.

      1. Infraestrutura: Cada formato tem necessidades específicas de infraestrutura, que podem impactar diretamente no custo do projeto.

      1. Facilidade de Uso: Opte por sistemas intuitivos e de fácil uso, garantindo que todos os usuários, incluindo crianças e idosos, consigam operá-lo sem dificuldades.

      1. Compatibilidade: Assegure-se de que o sistema escolhido seja compatível com o tipo de portão instalado ou que pode ser facilmente adaptado.

    Conclusão

    Com a variedade de opções disponíveis no mercado, é possível encontrar a tecnologia que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento. Investir em um sistema desses é garantir mais tranquilidade e segurança para você e sua família ou para os usuários do seu estabelecimento.